quinta-feira, 14 de abril de 2022

ESA Agência Espacial Européia encerra cooperação com a Rússia em missões lunares

Por que a Agência Espacial Européia acabou de encerrar a cooperação com sua contraparte russa Roscosmos em missões lunares? De acordo com minha fonte do exército dos EUA, JP, a Rússia não está compartilhando o acesso à arca espacial enterrada da Ucrânia que capturou perto de Kherson. (Dr. Michael Salla Ph.D)

por  —

WASHINGTON - A Agência Espacial Européia anunciou em 13 de abril que estava cortando ainda mais os laços com a Rússia ao abandonar os planos de cooperar em uma série de missões lunares, voltando-se para a NASA e outras agências.

Na conclusão de uma reunião do Conselho da ESA, a agência disse que estava encerrando os planos de cooperar com a Roscosmos nas sondas Luna-25 e Luna-27 da agência e no orbitador Luna-26. O anúncio veio quase um mês depois que a ESA suspendeu formalmente a cooperação com a Rússia na missão ExoMars , adiando o lançamento de um rover construído pela ESA que estava programado para setembro.

“Tal como acontece com ExoMars, a agressão russa contra a Ucrânia e as sanções resultantes implementadas representam uma mudança fundamental de circunstâncias e impossibilitam a ESA de implementar a cooperação lunar planejada”, disse a ESA em comunicado.

A sonda Luna-25, com muito atraso, projetada para ser lançada ainda este ano, deveria transportar uma câmera de navegação experimental chamada PILOT-D, que coletaria imagens durante o pouso da espaçonave para apoiar o trabalho da ESA no desenvolvimento de um sistema de pouso de precisão para o European Large Logistic Lander. (EL3), um módulo de pouso proposto para entregar grandes cargas à superfície lunar.

O PILOT-D já estava montado no Luna-25, disse Josef Aschbacher, diretor geral da ESA, em uma coletiva de imprensa após a reunião. “Já comuniquei esta decisão ao chefe da Roscosmos e também para solicitar que este instrumento seja armazenado em segurança até que possa ser devolvido à ESA”, disse ele.

A Luna-27, com lançamento previsto para o final desta década, deveria transportar o Prospect, uma carga útil composta por uma broca e um instrumento para estudar os voláteis lunares. Em vez disso, Aschbacher disse que a ESA chegou a um acordo com a NASA para voar a carga útil em um módulo de pouso comercial através do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA.

David Parker, diretor de exploração humana e robótica da ESA, disse que o Prospect provavelmente voará em um módulo de pouso CLPS em 2025, embora não tenha sido designado para uma missão específica. Os sete prêmios CLPS da NASA anunciados até o momento cobrem missões programadas para lançamento até 2024.

Uma versão do instrumento de espectrômetro de massa no Prospect também voará em uma das primeiras missões CLPS, o módulo de pouso Peregrine da Astrobotic Technology, programado para lançamento no final deste ano no voo inaugural do Vulcan Centaur da ULA. A ESA voará outra versão do instrumento em uma missão lunar conjunta indiana-japonesa chamada LUPEX sob um acordo entre a ESA e a agência espacial japonesa JAXA assinado em 4 de abril durante o 37º Simpósio Espacial. Essa missão está programada para não antes de 2024.

Luna-27 também levaria o PILOT, uma versão completa da tecnologia de pouso de precisão. “Precisamos encontrar uma oportunidade de voo adequada para isso”, disse Parker, que pode ser aumentada com testes adicionais em solo para amadurecer a tecnologia para uso no EL3.

Novos programas e esperança para o Sentinel-1B

Além da decisão de encerrar a cooperação com a Rússia nas missões lunares, Aschbacher usou o briefing para anunciar o apoio a três novas iniciativas que farão parte do pacote que a ESA apresentará aos estados membros para financiamento na próxima reunião ministerial no final deste ano.

Um deles é o Moonlight, um programa para desenvolver um sistema de satélite para fornecer serviços de comunicação e navegação ao redor da lua. A ESA concedeu contratos de estudo em maio de 2021 a equipes lideradas pela Surrey Satellite Technology Ltd. e Telespazio para examinar a viabilidade técnica de seus conceitos, bem como o caso de negócios. Esses estudos foram projetados para serem concluídos a tempo de apoiar uma decisão de prosseguir com o Moonlight na reunião ministerial de 2022.

Um segundo, chamado Segurança Civil do Espaço, examinará como o espaço pode atender às necessidades de segurança civil. “Ele se concentra principalmente na observação da Terra e nos aspectos de telecomunicações do espaço, obviamente em combinação com a navegação, quando apropriado”, disse Aschabacher. Um exemplo que ele deu foi o uso de dados espaciais para apoiar estudos agrícolas e avaliações de danos na Ucrânia.

O terceiro é Scale-up, que ele descreveu como apoiando as iniciativas de comercialização da ESA, mas sobre o qual ele não entrou em detalhes. A comercialização é uma das prioridades da Agenda 2025, a estratégia geral da Aschbacher para a ESA lançada há um ano.

O briefing também forneceu um vislumbre de esperança para o Sentinel-1B, o satélite de imagens de radar que está fora de serviço desde dezembro passado, quando a fonte de alimentação de sua carga útil de radar falhou. Os engenheiros passaram meses trabalhando para diagnosticar o problema na esperança de poder devolvê-lo ao serviço, enquanto a E SA também planeja lançar um substituto, o Sentinel-1C, no primeiro semestre de 2023 .

“Houve uma reação bastante interessante em um dos muitos testes que realizamos”, disse ele. Nesse teste, a fonte de alimentação da antena foi ligada por 4,4 segundos antes de desligar novamente. “Estamos investigando o que isso significa. Assumimos que há alguma degradação de um capacitor no centro desse problema, mas ainda não temos certeza.”

Ele disse que a ESA continuará os esforços para fazer com que a carga útil do Sentinel-1B funcione novamente até que tenha “100% de certeza” de que não pode ser devolvida ao serviço. “Ainda assim, é justo supor que há uma probabilidade de que o Sentinel-1B não seja recuperado.”

https://spacenews.com/esa-ends-cooperation-with-russia-on-lunar-missions/?fbclid=IwAR0XkW4GuJcU0dWuE-lWRgMnV1tr9ekDeO80JPpTWJ0rmrfDIzwhFmWzTiA

Um comentário:

Marilda Oliveira disse...

CIA, Otan, EUA, elite de Lúcifer, é claro que a Rússia não confiará na Agência Espacial Européia. Não foi agressão contra a Ucrânia, foi exterminar bases científicas neonazistas encobertas pela elite pró-reptiliana. A Agenda 2025 da elite dominante, que seja destruída. Espero que esses demônios de Lúcifer não fujam para o Brasil.